Bfriend

Desenvolvimento de sites

Faça isso para não errar no Briefing do seu cliente

O Briefing é uma das etapas mais importantes de um trabalho e, quando feito da forma errada, os problemas podem ser muito sérios.

O fato é que muitas pessoas não sabem como elaborar um bom briefing ou quais informações não podem faltar no questionário com o cliente.

Foi pensando nisso que resolvemos trazer algumas dicas que irão ajudar você a desenvolver o briefing perfeito, levando em consideração todas as exigências do cliente de modo que tudo saia como planejado.

Se interessou? Então não deixe para depois e comece agora mesmo a leitura desse conteúdo.

Vamos lá!

Anote todas as observações do cliente

Um dos principais erros na hora de realizar o briefing é se ater a um questionário pronto e esquecer de anotar todas as observações do cliente.

Embora ter um questionário seja uma ótima maneira de economizar tempo e realizar as perguntas certas, as observações são fundamentais para personalizar o trabalho de acordo com a necessidade do cliente.

Portanto, tenha um espaço no seu documento ou leve um bloco de rascunho, onde você poderá anotar todas as exigências do seu cliente.

Seja claro quanto às etapas de produção

Quando for conversar com seu cliente é muito importante que você seja claro quanto a todas as etapas que serão realizadas durante o trabalho.

Vale lembrar que isso é válido para qualquer tipo de área, portanto não interessa se você:

  • É designer gráfico
  • Agência de fotos
  • Decorador
  • Paisagista

Enfim, independentemente do tipo de área que você atuar, é necessário explicar detalhadamente para o cliente os processos que serão realizados e, é claro, o prazo de conclusão do projeto.

Evite deixar o briefing complexo

O briefing deve ser limpo e claro para que o cliente possa entender todos os processos que serão realizados.

Um grande equívoco é deixar o briefing poluído com muitas informações que, quando o cliente analisa o documento, acaba não entende nada do que está sendo proposto.

Uma boa dica é trazer para o briefing apenas o que está relacionado às etapas principais do trabalho e evitar informações que não serão utilizadas para esse fim.

Por exemplo, você não precisa explicar no briefing como seu cliente fará para solicitar nota fiscal, não é mesmo?

Portanto, atenha-se somente ao trabalho, os pormenores podem ser decididos separadamente e em momentos diferentes.

Use seu conhecimento

Quando o cliente decide botar uma ideia em prática, logo ela se torna algo totalmente incrível.

Isso porque, antes de colocar no papel tudo são flores, por esse motivo é preciso que o profissional utilize de seu conhecimento técnico a respeito do assunto para mostrar ao cliente o que pode ou não funcionar.

Por exemplo, imagine que o cliente está pensando em pintar sua casa de uma cor que não irá valorizar a iluminação do ambiente, logo é trabalho do profissional explicar isso e mostrar que pode não ser a melhor ideia.

Faça seu cliente assinar o briefing

Por último, mas muito importante, é preciso fazer o cliente assinar o briefing que foi criado.

Isso porque é nesse documento que estão localizadas todas as informações a respeito do trabalho.

Portanto, quando o cliente assina o documento ele está concordando com todos os procedimentos que serão realizados e isso evitará o famoso “faltou isso” ou “faltou aquilo”.

Conclusão

Agora que você já sabe como desenvolver o briefing perfeito, lembre-se de colocar em prática todas as dicas citadas.

Além disso, continue acompanhando nosso site, pois estamos sempre trazendo dicas interessantes que irão ser de grande utilidade no seu trabalho e, sem dúvida, você não vai querer perder nada.

Até mais!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts