O que é uma proposta de venda exclusiva?
A definição de uma proposta de venda exclusiva, também chamada de ponto de venda exclusivo ou USP, refere-se a vantagens ou valor de longa data que sua empresa traz para os clientes.
Sua vantagem competitiva, os USPs diferenciam seus negócios, produtos e serviços dos concorrentes e explicam por que as pessoas devem escolher você. Por exemplo, se sua marca apresenta materiais de origem sustentável, essa é uma proposta de venda exclusiva, uma razão pela qual os clientes podem escolher sua empresa em vez de outra empresa que não oferece fornecimento sustentável. Pontos de venda exclusivos não são ofertas especiais de marketing ou descontos.
Por que você precisa de pontos de venda exclusivos?
Sua empresa compete com inúmeras outras empresas em seu setor e nicho.
Propostas de venda exclusivas dão ao seu negócio uma vantagem competitiva e demonstram o valor que você agrega quando as pessoas escolhem seu negócio. Sem USPs, os clientes não saberão por que devem escolher sua empresa, e a falta de USPs claras pode prejudicar suas taxas de conversão e vendas.
Como escrever uma proposta de venda exclusiva: 5 dicas para criar USPS que vendem
Agora que você sabe o que é uma proposta de venda exclusiva e por que você precisa dela, vejamos algumas dicas para criar USPs que gerem vendas e receita.
1. Volte ao básico
Ao escrever pontos de venda exclusivos, muitas vezes é útil voltar à estaca zero. Revise a declaração de missão da sua empresa, identifique seu público-alvo e pense no que torna seus produtos e serviços exclusivos. Definir claramente o que você vende, para quem e por que o ajudará a criar USPs que geram os melhores resultados.
2. Pesquise concorrentes
Para entender verdadeiramente o que faz sua empresa se destacar, você precisa pesquisar os concorrentes. Como seus produtos e serviços são diferentes? Os recursos do seu produto oferecem mais benefícios?
Você oferece suporte adicional ao cliente? Opções de frete mais baratas? Use USPs para destacar por que as pessoas devem escolher você em vez dos concorrentes.
3. Resolva os pontos problemáticos dos clientes
Você também vai querer considerar e resolver os pontos problemáticos do cliente ao escrever USPs. Por exemplo, a marca de óculos de comércio eletrônico Warby Parker entende que não poder experimentar óculos fisicamente pode impedir as pessoas de comprar. Para combater esse problema, a Warby Parker oferece um programa de degustação em casa que permite que os compradores experimentem os óculos antes de comprar.
Expressar seus USPs em termos de como seus produtos e serviços atendem às necessidades dos clientes o ajudará a vender mais e atrair clientes fiéis .
4. Mostre a personalidade da sua marca
Pontos de venda exclusivos diferenciam sua marca e mostrar a personalidade de sua marca o tornará ainda mais distinto na mente dos consumidores. Sua personalidade e estilo otimistas e inteligentes lhe darão uma vantagem contra concorrentes com personalidades de marca que fracassam.
5. Incorpore prova social
Mais de 70% das pessoas analisam as avaliações antes de comprar. A criação de USPs que apresentam prova social deixará as pessoas mais à vontade para fazer negócios com você. E é uma maneira simples de aumentar as conversões, vendas e receita.