Técnica de integração: sobreposição de tela
Uma técnica popular usada no processo de integração é chamar a atenção para um elemento-chave da interface do usuário e fornecer informações úteis sobre ele. O restante da interface do usuário não é enfatizado para que o foco esteja no elemento específico que está sendo destacado. Conceitos e estratégias para chamar a atenção do usuário para certos elementos de uma página web. Ao contrário das técnicas de tutorial ou passo a passo, as sobreposições de tela permitem que você leve os usuários imediatamente para dentro do aplicativo depois que eles entrarem sem precisar apresentar nenhuma tela preliminar.
Com as sobreposições de tela, você pode direcionar a atenção do usuário para os recursos mais importantes, mas também pode dar a opção de explorar o aplicativo por conta própria.
Exemplo da técnica de sobreposição de tela
Fitocracia Fitocracia é um aplicativo voltado para a comunidade que ajuda você a acompanhar seus treinos. Embora existam muitos recursos neste aplicativo, a experiência de integração se concentra apenas em alguns recursos principais, deixando para o usuário descobrir todo o resto mais tarde.
Técnica de integração: dicas em linha
Outra técnica que você pode usar ao integrar um novo usuário é exibir dicas enquanto a pessoa está explorando o aplicativo. Quando chegam a algo que merece mais explicação, são apresentadas a eles informações úteis sobre isso um conceito chamado divulgação progressiva. As dicas em linha podem dar aos usuários liberdade para explorar o aplicativo por conta própria e não são tão intrusivas quanto outras técnicas de integração.
Exemplo da técnica de dicas em linha
YouTube Capture A experiência de integração do YouTube Capture começa com um rápido tutorial.
Em seguida, ele usa dicas embutidas para ensinar a você a interface do usuário do aplicativo. É um aplicativo simples e, portanto, a divulgação progressiva funciona de maneira muito eficaz nesse caso.
Conclusão
É importante observar que você pode usar uma combinação dessas técnicas para criar seu processo de integração.
Por exemplo, você pode começar com um tutorial e, em seguida, prosseguir para as sobreposições de tela e dicas embutidas quando o usuário começar a explorar e interagir com o aplicativo. A integração nem sempre é necessária. Muitos aplicativos são tão simples que um processo de integração é um fardo para o usuário. O aplicativo de lanterna tem apenas uma função e um elemento principal da interface do usuário (um botão liga / desliga muito grande).
Assim, uma experiência de integração servirá apenas para retardar a experiência do usuário neste caso.