Como começar com o marketing criativo de desempenho
Então, como você usa o criativo de desempenho para melhorar seu conteúdo de marketing e o desempenho de suas campanhas?
1. Metas
Um primeiro passo crucial é estabelecer metas ou alvos. Você precisa saber o que pretende alcançar para poder acompanhar seu progresso. Talvez o objetivo de uma postagem de blog seja fazer com que as pessoas se inscrevam em seu boletim informativo por e-mail.
Talvez o objetivo do seu vídeo seja persuadir as pessoas a se inscreverem para uma avaliação gratuita do seu serviço. Com um anúncio, o alvo pode ser uma compra. Para tornar suas metas mais úteis e fáceis de rastrear, tornem-se metas SMART , o que significa que são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes para suas metas maiores e com prazo definido.
2. Tecnologia
Outra etapa vital é configurar a tecnologia necessária para acompanhar seu desempenho de marketing. As ferramentas de rastreamento de desempenho e análise de dados que você usará podem variar de acordo com a mídia que você está usando. Alguns exemplos dessas ferramentas incluem:
- Anúncios do Google: se você estiver usando seus recursos criativos em anúncios on-line, a plataforma de publicidade digital que você está usando provavelmente inclui rastreamento de desempenho e recursos de análise. O Google Ads é talvez o exemplo mais comum de tal plataforma, mas também existem muitos outros.
- Plataformas de mídia social: assim como nas plataformas de publicidade, muitos sites de mídia social também incluem ferramentas de análise integradas que ajudam você a acompanhar o desempenho de suas postagens orgânicas e anúncios de mídia social.
- Ferramentas de rastreamento de SEO: Existem várias ferramentas que você pode usar para rastrear o desempenho do seu conteúdo nos mecanismos de pesquisa. Se você está postando seus recursos criativos em seu site e otimizando suas páginas para pesquisa, pode usar ferramentas como Google Search Console e Ahrefs para acompanhar seu desempenho.
- Google Analytics: O Google Analytics é uma das ferramentas de análise da web mais utilizadas. Ele permite rastrear e analisar uma ampla variedade de métricas, desde como os usuários chegam ao seu site até quantos usuários convertem em uma determinada página.
- MarketingCloudFX: O MarketingCloudFX também permite rastrear vários tipos de métricas em vários canais. Ele oferece ferramentas para rastreamento de leads, rastreamento de e-mail , desempenho do mecanismo de pesquisa e muito mais. Você pode até acessar gravações de vídeo de como os usuários interagem com o conteúdo do seu site.
3. Testes
Uma parte fundamental do criativo de desempenho é testar as alterações feitas em seus ativos de marketing criativo para ver como as atualizações afetam seu desempenho. Por exemplo, você pode ajustar o esquema de cores em um anúncio ou a cópia do CTA em uma postagem de blog para ver se a alteração leva a mais conversões. Se a atualização resultar em uma melhoria, você pode manter a alteração e testar outro elemento.
Esse processo é chamado de teste A/B . Além de testar elementos de seus próprios criativos, você também pode testar aspectos de como distribui seus anúncios ou outros materiais de marketing. Por exemplo, você pode testar diferentes anúncios com diferentes segmentos de seu público .
Você pode mostrar a cada segmento os anúncios de que eles mais gostam, personalizando seu marketing para seus usuários e melhorando seus resultados. Embora você possa começar com as melhores práticas e outros benchmarks semelhantes, lembre-se de que o que funciona melhor varia de empresa para empresa. A única maneira de ter certeza do que funciona melhor para você é fazer um teste!