O que é marketing de desempenho?
O marketing de desempenho é uma abordagem de marketing digital ou publicidade em que as empresas pagam apenas quando ocorre um resultado específico.
Esse resultado pode ser um novo lead, venda ou outro resultado acordado entre o anunciante e a empresa. O marketing de desempenho envolve canais como marketing de afiliados , publicidade online e conteúdo patrocinado.
Como funciona o marketing de desempenho?
Embora o que é marketing de desempenho esteja bem claro agora, a principal coisa que separa o marketing de desempenho de outros tipos de marketing é a forma como as empresas pagam por suas campanhas. Em vez de pagar adiantado ou mensalmente, os anunciantes pagam quando uma ação específica ocorre.
O marketing de desempenho digital se concentra em maximizar esses resultados, que podem incluir:
Geração de leads
Digamos que sua empresa queira atrair a atenção de seu público-alvo para ganhar leads . Você pode contar com a ajuda de uma empresa de marketing para levar sua marca a mais pessoas, fazendo com que esses profissionais de marketing promovam sua empresa para clientes em potencial. A esperança é que os usuários preencham um formulário para saber mais sobre sua empresa e se tornar um lead.
Compras de produtos ou serviços
O marketing de mídia de desempenho também pode se concentrar na geração de vendas.
Se você opera um restaurante, por exemplo, um profissional de marketing de desempenho pode produzir anúncios ou conteúdo que destaque os pratos servidos em seu local. O objetivo é motivar os consumidores a visitar seu restaurante ou fazer uma reserva, resultando em uma venda para sua empresa.
Downloads de aplicativos
As empresas com aplicativos móveis também podem usar o marketing de desempenho online para incentivar downloads de aplicativos. Os aplicativos são comuns entre empresas de diversos setores, incluindo tecnologia, alimentos, comércio eletrônico e muito mais.
Os profissionais de marketing de desempenho podem promover seu aplicativo para gerar downloads. Esses downloads podem gerar mais vendas e receita para sua empresa.
Outras métricas
Os resultados que uma campanha de marketing de desempenho pode atingir não se limitam a essas três opções. Eles podem ser qualquer coisa, desde que o anunciante e a empresa que está sendo comercializada concordem com os termos.
Tenha cuidado ao escolher métricas que sejam significativas para seus objetivos de negócios. O tráfego do site, por exemplo, pode ser útil, mas pode não se traduzir diretamente em vendas.
Vale a pena fazer marketing de performance?
Embora o marketing de desempenho ofereça alguns benefícios, incluindo um modelo de precificação atraente para determinados negócios, ele também apresenta vários riscos. Se sua empresa está pensando em marketing de desempenho, você precisa pesar essas desvantagens em relação aos ganhos potenciais. Também é fundamental pensar em seus objetivos de curto e longo prazo quando se trata de seu negócio.
Concentrar-se em resultados imediatos em vez de ter uma visão aérea do crescimento de sua empresa pode resultar em um modelo insustentável que não sobreviverá a crises de mercado. É por isso que é importante desenvolver uma estratégia abrangente de marketing digital, em vez de se concentrar apenas em um aspecto do marketing online, como o marketing de desempenho. Quando você faz parceria com uma agência de marketing na Internet respeitável e experiente , ela pode criar um roteiro de longo prazo para o sucesso da sua empresa.